terça-feira, 19 de abril de 2016

Nos dias 11 e 15/04/2016, o CRDH/ AVESOL, em parceria com o Centro Social Murialdo, localizado no bairro Partenon e parceiro do Programa de Voluntariado da AVESOL, realizou oficina de formação em direitos humanos com cerca de 200 jovens do Programa Jovem Aprendiz. De forma pedagógica e a partir de dinâmica de grupo, os/as alunos/as foram provocados a pensar sobre estruturas sociais e papéis de gênero onde pudessem identificar os efeitos das diferenças sociais nos processos de exclusão e violação de direitos.
A interação dos/as jovens durante a atividade demonstrou que, apesar de nem todos/as terem conhecimento sobre o conceito em Direitos Humanos, muitos percebiam e exemplificavam através de pequenos relatos algumas violações de direitos nos seus cotidianos.
Diante disto, apresentamos algumas políticas públicas com recorte racial que, vislumbrassem de forma prática formas de assegurar inclusão social e validar o que está previsto na Declaração Universal de Direitos Humanos. Informando-os sobre a importância das políticas afirmativas (saúde e educação) enquanto políticas reparatórias que visem a garantia de cidadania plena e promoção de equidade social. Pensando sobre o papel destes enquanto jovens inseridos em um programa social de inclusão produtiva como o Jovem Aprendiz, buscamos situar os/as jovens dentro das políticas que dizem respeito diretamente à elas/eles, provocando possíveis inquietações e desacomodações.
Para concluir e a partir da apresentação da declaração Universal de Direitos Humanos, todos/as foram convidados/as a (re) pensar sobre sua estrutura e possíveis modificações/atualizações da mesma sobre aspectos, conceitos e nomenclaturas que pudessem contemplar à todos/as de maneira integral com a perspectiva de uma efetiva transformação social, buscando igualdade e equidade social.



0 commentário:

Postar um comentário

Comentários com expressões ofensivas serão excluídos.

YouTube

YouTube
Assitir vídeos da AVESOL no canal de YouTube

Arte Por Toda Parte

Arte Por Toda Parte
Conheça um pouco do projeto Arte Por Toda Parte

Notícias arquivadas

Tecnologia do Blogger.

Como Chegar

Principais Contatos

51 3221 2318

[email protected]

Seguidores