sexta-feira, 26 de outubro de 2018

Cerca de 50 migrantes venezuelanos que vivem em Porto Alegre e Região Metropolitana participaram de um encontro de integração, no sábado (20/10), por ocasião do mês da criança. A atividade foi promovida pelo Centro de Referência em Direitos Humanos – AVESOL, através do Projeto Araguaney, que presta apoio e atenção a migrantes Venezuelanos com atendimentos gratuitos no âmbito de demandas individuais e coletivas.

Celebrando o mês da criança, os pequenos venezuelanos que acompanharam seus pais aproveitaram para se divertir. Eles brincaram, jogaram bola, ganharam brinquedos e assistiram a uma apresentação de ballet infantil, inciativa das próprias alunas de uma escola da Zona Norte da capital gaúcha, que queriam compartilhar sua arte com as crianças venezuelanas.

Para os adultos, a música venezuelana e muita “charla” (conversa) permearam a tarde de integração. Na ocasião, foram realizados atendimentos sociais e doações de roupas, produtos de higiene, alimentos e calçados. Entre as principais demandas dos migrantes estão o trabalho, a regularização de documentos e vagas nas instituições de educação infantil para que as mães possam trabalhar.

Faça sua doação

A campanha de arrecadação de doações em prol dos migrantes venezuelanos segue contando com seu apoio e solidariedade. Promovida pela AVESOL, em parceria com a Rede Marista, a campanha foca agora em arrecadar alimentos, produtos de higiene e limpeza, material escolar, roupas e calçados masculinos e infantis.

As doações podem ser entregues diretamente na AVESOL (Rua Almirante Barroso, nº 665 - Bairro Floresta. Porto Alegre – RS). Os produtos arrecadados estão sendo repassadas aos migrantes que estão nos abrigos, que chegaram pelo processo de interiorização, e para os atendidos pelo Projeto Araguaney, que chegaram por conta própria e vivem em Porto Alegre e Região Metropolitana, sem auxílio governamental. Seja Solidário! Participe!

Conheça o Projeto

O projeto Araguaney de atenção a migrantes Venezuelanos se caracteriza por atendimentos gratuitos no âmbito de demandas individuais e coletivas de migrantes. Entre as ações do CRDH estão o atendimento social e orientações sócio jurídicas; informações gerais para refugiados, solicitantes de refúgios e migrantes em geral; orientação e validação de documentos; orientações sobre direitos e como acessá-los, acompanhamentos de processo em geral, recebimento de denúncias de violações de direitos, xenofobia, trabalho escravo; encaminhamento para o trabalho e cursos de qualificação profissional, curso de português, confecção de currículos e preparação para entrevistas; encaminhamento para os serviços da rede pública de saúde, de assistência social e jurídica; apoio para inclusão no sistema público de ensino e orientações para validação de diplomas.

Também a articulação política e em rede como a participação Fórum de Mobilidade Humana e em grupos de trabalho para criação e implementação de políticas públicas e projetos de lei para migrantes. O CRDH também promoverá a criação de eventos e atividades culturais para integração social, bem como, atendimentos de necessidades emergenciais através de ações pontuais de doação de alimentos e roupas, e outros encaminhamentos que se fizerem necessários.







0 commentário:

Postar um comentário

Comentários com expressões ofensivas serão excluídos.

YouTube

YouTube
Assitir vídeos da AVESOL no canal de YouTube

Arte Por Toda Parte

Arte Por Toda Parte
Conheça um pouco do projeto Arte Por Toda Parte

Notícias arquivadas

Tecnologia do Blogger.

Como Chegar

Principais Contatos

51 3221 2318

[email protected]

Seguidores