quinta-feira, 24 de maio de 2018


No dia 03/05/18, o Centro de Referência em Direitos Humanos – AVESOL ministrou oficina sobre Direitos Humanos e Meio Ambiente para cerca de 20 jovens, entre 16 e 18 anos, atendidos pelo Projeto Pescar, em Porto Alegre/RS.
Iniciou-se a oficina sensibilizando os jovens sobre o tema do Meio Ambiente. Mostrou-se fotos e informações sobre a poluição mundial e as consequências dos níveis atuais de produção e consumo para o meio ambiente e a saúde. Ao depois, apontou-se a existência de acordos internacionais, legislação nacional e local especifica para a defesa da biodiversidade, reflorestamento e preservação ambiental. Dentre eles o Protocolo de Kyoto, o Acordo de Paris, o Artigo 225 da Constituição Federal, a Política Nacional de Resíduos Sólidos e o Código Municipal de Limpeza Urbana de Porto Alegre.
Frente a esse quadro nos propomos a refletir sobre desenvolvimento sustentável e novas práticas coletivas e individuais para preservação do meio ambiente. Discutiu-se sobre transporte público, incentivo ao uso de bicicletas e produção de alimentos por meio da técnica da agrofloresta. Importante ressaltar que, ao se questionar quem praticava a separação de resíduos domiciliares (secos e úmidos), pouquíssimos disseram realizar tal prática. Assim, explicou-se a importância da separação dos resíduos sólidos em secos, úmidos, perigosos e rejeitos, bem como as consequências nefastas à economia, ao meio ambiente e à saúde humana em dispor tais resíduos de maneira incorreta.
Ao final, os jovens manifestaram grande entusiasmo com a oficina e com os ensinamentos obtidos, comprometendo-se em mudar suas práticas cotidianas, separando seus resíduos domésticos e preservando o meio ambiente.



0 comentários:

Postar um comentário

Comentários com expressões ofensivas serão excluídos.

YouTube

YouTube
Assitir vídeos da AVESOL no canal de YouTube

Notícias arquivadas

Tecnologia do Blogger.

Como Chegar

Principais Contatos

Seguidores