sexta-feira, 16 de setembro de 2016

A AVESOL inovou mais uma vez em suas ações no incentivo à  Economia Solidária. Desenvolveu o Projeto Ser +: Curso de Líderes, para os integrantes dos empreendimentos econômicos solidários da Rede Ideia. O Curso, de encontros semanais, começou no dia 26 de julho e terminou nesta terça-feira, dia 13, com uma palestra sobre liderança democrática e colaborativa e a entrega de certificados para os participantes. O Projeto visou capacitar integrantes dos Grupos de Economia Solidária para serem líderes e protagonistas em sua revolução humana, cultural e relacional. Nesta primeira edição, o curso de líderes contou com a participação de 9 palestrantes, de diversas áreas do conhecimento, que compartilharam de forma voluntária seus saberes e experiências, o que enriqueceu os encontros.
Com foco no SER,  no desenvolvimento humano e capacitação técnica, o curso  ofereceu uma formação diversificada, focada no desenvolvimento de habilidades ligadas à comunicação e às relações interpessoais, a aptidões que promovem o autoconhecimento, pensamento crítico, autodesenvolvimento, trabalho em equipe, mediação de conflitos, ética, autogestão,  liderança democrática e colaborativa. Também tinha como objetivo, desenvolver as potencialidades dos participantes de forma que pudessem compreender seu perfil, reconhecer suas potencialidades, expandir sua visão de mundo, encontrar soluções para os diferentes problemas, motivar e liderar afim de formar pessoas capazes de transformar seu grupo, aumentar a autonomia, a pró-atividade, a produtividade. Entre as temáticas, também foi discutido temas como a conjuntura política e social atual em que nos encontramos assim como as relações éticas. O grupo foi composto por um ou dois integrantes de 30 grupos da Rede Ideia, assessorados pela AVESOL e a proposta também compreendeu em os participantes, tornarem-se multiplicadores destes novos conhecimentos em seus grupos. Isso aconteceu através da construção individual de uma memória descritiva das palestras ocorridas durante os encontros, e compartilhada com o grupo depois.
No encerramento se fez uma avaliação coletiva do curso, onde os participantes compartilharam suas opiniões e os temas mais relevantes. Também trouxeram as avaliações e percepções de seus grupos, daqueles que receberam do seu representante, o conteúdo do curso na forma de multiplicação. As avaliações foram todas positivas, com propostas para mais edições e novas temáticas somada a vontade de que isso se multiplicasse para todos os integrantes da Rede Ideia.
Como alternativa ao sistema capitalista, da exploração do trabalho e da dignidade humana, a AVESOL desenvolve ações de incentivo à economia solidária, através de processos socioeducativos, fomentando redes solidárias entre grupos e comunidades, reforçando a autonomia, a capacidade de iniciativa e sustentabilidade de organizações coletivas populares voltadas a geração de trabalho e renda. O Projeto Ser + veio ao encontro destes propósitos e confirmou a importância de trabalhar de forma integral seus assessorados, em auxiliá-los no processo de crescimento pessoal e em grupo. A AVESOL considera que o Projeto Ser+ atingiu seus objetivos nesta primeira edição e assim permanece motivada a continuar incentivando a Economia Solidária, com ações e iniciativas que resultem na transformação humana e por consequência na transformação da sociedade, contribuindo para a construção de um mundo mais justo, igualitário e solidário.





0 commentário:

Postar um comentário

Comentários com expressões ofensivas serão excluídos.

YouTube

YouTube
Assitir vídeos da AVESOL no canal de YouTube

Arte Por Toda Parte

Arte Por Toda Parte
Conheça um pouco do projeto Arte Por Toda Parte

Notícias arquivadas

Tecnologia do Blogger.

Como Chegar

Principais Contatos

51 3221 2318

[email protected]

Seguidores