sexta-feira, 22 de julho de 2016

Por ser entidade parceira da AVESOL, principalmente do Programa de Voluntariado, o MDCA – Movimento pelos Direitos da Criança e do Adolescente convidou o Centro de Referência em Direitos Humanos para aplicar oficina sobre Violências e Violações de Direitos Humanos, no Encontro de Formação de Educadores, realizado no último dia 18, na Escola Gema Belia.
A metodologia utilizada pela equipe do CRDH foi a adaptação do jogo “Fuxico”, desenvolvido por estudantes de pedagogia da UFSC, em 2011, para trabalhar conceitos e fatos importantes sobre gênero, sexualidade, racismo, discriminação, legislação e políticas públicas específicas que combatem as violações de direitos humanos.
A dinâmica consiste em formar grupos, cujo mediador ou mediadora escolhe uma cartela contendo um “conceito” ou uma “variedade”. Após, o(a) mediador(a) lê algumas dicas que incentiva o grupo a pensar sobre conceitos como violência de gênero, ações afirmativas e sexismo, ou variedades como a Declaração Universal dos Direitos Humanos ou a política Brasil Sem homofobia. Os acertos do grupo determinam seu avanço no tabuleiro de 50 casas.

No debate posterior, foi discutida a importância dos conceitos teóricos que explicam processos sociais e contribuem para a inclusão de grupos antes invisibilizados e do reconhecimento das suas diferenças. Também se concluiu que leis, conceitos, políticas e metodologias são instrumentos importantes para a litigância e a educação em Direitos Humanos, aproximando teoria e prática. Os conceitos e teorias acadêmicas não devem mistificar a realidade, como vem ocorrendo com a chamada “ideologia de gênero”, por exemplo, mas devem antes explicar fenômenos que, sem tais aportes e discussões renovadas, ficavam à margem da atenção dos pesquisadores, das entidades sociais e dos defensores de direitos humanos. Por fim, destacou-se que o acesso à informação através da internet tem possibilitado aos jovens debater e se apropriar de discussões antes deixadas de lado, o que força os(as) educadores(as) a manter constante atualização, tanto na teoria quanto nas metodologias lúdicas de ensino e aprendizado. 



0 commentário:

Postar um comentário

Comentários com expressões ofensivas serão excluídos.

YouTube

YouTube
Assitir vídeos da AVESOL no canal de YouTube

Arte Por Toda Parte

Arte Por Toda Parte
Conheça um pouco do projeto Arte Por Toda Parte

Notícias arquivadas

Tecnologia do Blogger.

Como Chegar

Principais Contatos

51 3221 2318

[email protected]

Seguidores