segunda-feira, 18 de julho de 2016

A AVESOL acompanhou a participação dos empreendimentos econômicos solidários da Rede Ideia-Cultivando o Amanhã durante a Feira Latino Americana de Economia Solidária, em Santa Maria. Fomos a maior rede solidária presente no evento, estivemos com 70 trabalhadoras/es da Ecosol.
A Rede Ideia também participou do Encontro Regional Sul da Rede de Comercialização Solidária (Rede Comsol), promovido pelo Instituto Marista de Solidariedade - IMS, por meio de dois integrantes, que foram referendados na assembleia da Rede Ideia, representando a Feira da Cidadania.
1° Dia - Estivemos presentes na formação organizado pelo Fórum Gaúcho de Economia Solidária afirmando a necessidade de nossa independência política construindo como estratégia ações de autofinanciamento. Muitos companheiros de outros estados também se fizeram presente compartilhando suas experiências e reafirmando sua posição em apoio a democracia em nosso país. 
2° Dia - A experiência de comercialização durante a feira enriqueceu o espírito coletivo da Rede Ideia, pois tivemos que nos dividir para participar das atividades que o evento proporcionava. Alguns de nossos companheiros participaram das formações nas salas do Colégio Irmão José Otão, enquanto outros comercializavam.
No sábado, a Assembleia Popular do Movimento Nacional de Economia Solidária teve como ponto de unidade a defesa da democracia e a necessidade de superação das relações de trabalho. Afirmou-se a necessidade de seguir com espírito de enfrentamento e resistência, lutando por uma sociedade mais justa e igualitária. Durante a noite os empreendimentos da Rede Ideia tiveram espaço para socializar suas experiências após a janta no seminário São José, local onde estávamos hospedados.
Espaços como o de Santa Maria nos ajuda a ver o quanto somos fortes com coragem e capacidade de organizar um outro modelo de produção, capaz de superar as relações excludentes do capitalismo. Enquanto políticos e economistas buscam a as formas mais difíceis e complexas de explicar como conseguem gerar tantas desigualdades entre os povos, a Economia Solidária se apresenta na sua forma mais humana respeitando o ser humano e o meio ambiente.
Neste ano, foi observado pelos empreendimentos da Rede Ideia a presença significativa de imigrantes na feira e a falta de políticas públicas inclusiva ao povo refugiado, sendo a FEICOOP um espaço de acolhida, mesmo com divergências na proposta de organização para o trabalho.

Queremos agradecer aos organizadores do evento Projeto Esperança/Cooesperança. Continuamos na luta, dispostos a construir uma sociedade justa e solidária!



0 commentário:

Postar um comentário

Comentários com expressões ofensivas serão excluídos.

YouTube

YouTube
Assitir vídeos da AVESOL no canal de YouTube

Arte Por Toda Parte

Arte Por Toda Parte
Conheça um pouco do projeto Arte Por Toda Parte

Notícias arquivadas

Tecnologia do Blogger.

Como Chegar

Principais Contatos

51 3221 2318

[email protected]

Seguidores