quarta-feira, 1 de junho de 2016

Na manhã de ontem (31/05/2016) no Plenarinho da Assembleia Legislativa, aconteceu a primeira Audiência Pública da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia: Obras nas escolas da Rede Pública Estadual proposta pelo Deputado Adão Villaverde (PT). O mesmo declara que, “...de nada adianta só focar nas obras escolares que foi apenas a motivação inicial da mobilização de ocupação mas que logo mudou com os acontecimentos posteriores” alerta o deputado, após a manifestação de denúncias sobre agressões e violências sofridas pelos secundaristas e pais/mães dos (as) ocupantes.
Neste sentido, os (as) alunos (as) das ocupações que estavam presentes se manifestaram solicitando a retirada do PL 44/16 que propõe a privatização dos serviços públicos e PL 190/15 de criação do Dep. Marcel Van Hattem (PP), chamado de ‘escola sem partido’ que amordaça as opiniões nas salas de aula e cerceia a opinião crítica e reflexiva dos (as) alunos (as) promovendo um retrocesso político e social.
Como encaminhamento, foi sugerido a constituição de uma comissão de interlocução entre ocupantes e governo, “...é fundamental deixar muito claro como funcionará a comissão especial, qual o conteúdo e os pontos prioridades a serem abordados para se chegar a resultados concretos e não frustrar os envolvidos”, disse o parlamentar, que integrará o fórum, formado por professores, alunos e pais, governo, MP e Assembleia*.
Na ocasião o até então Secretário de Educação Vieira da Cunha (PDT) se mostrou aberto ao diálogo, afirmando que “jamais vai tratar o tema da educação como caso de polícia”, porém, de acordo com as últimas informações políticas noticiadas pela imprensa**, o secretário deixará o governo Sartori para concorrer à prefeitura da capital pelo PDT a partir desta quinta-feira (01/06/2016). Ou seja, quem assumirá sua pasta, estará “aberto (a)” ao diálogo e qual será a postura assumida pelo (a) novo (a) secretário (a)?
Lamentavelmente, nos colocamos diante da evidente falta de compromisso e respeito do atual governo com os estudantes e professores, que estabelece acordos sem poder ou vontade de cumpri-los, deixando uma pergunta que não quer calar: afinal de contas, “Todos” pelo Rio Grande seriam em favor de quem mesmo?

Leia aqui na íntegra denúncia de mãe de secundarista apresentada na audiência pública.






0 commentário:

Postar um comentário

Comentários com expressões ofensivas serão excluídos.

YouTube

YouTube
Assitir vídeos da AVESOL no canal de YouTube

Arte Por Toda Parte

Arte Por Toda Parte
Conheça um pouco do projeto Arte Por Toda Parte

Notícias arquivadas

Tecnologia do Blogger.

Como Chegar

Principais Contatos

51 3221 2318

[email protected]

Seguidores