quarta-feira, 6 de julho de 2011
- 10:01
- Avesol
- No comments
Nos dias 28 e 29 junho foi a realizado na Casa Marista da Juventude CAJU o encontro da rede de Reciclagem com a presença de grupos de Reciclagem de Porto Alegre, Região Metropolitana e interior do estado do Rio Grande do Sul. Nesses dois dias foram realizadas varias atividades ligadas ao tema da reciclagem.
Foi realizada pelos integrantes dos grupos de Reciclagem a leitura em conjunto da lei nº 12.305 de 2 agosto de 2010 que estabelece a Política Nacional de Resíduos Sólidos. A medida foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva por meio de decreto em 23/12, data em que entrou em vigor.
Pela nova regulamentação, fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes são responsáveis pelo ciclo de vida dos produtos. A lei também cria obrigações para os órgãos públicos de limpeza urbana e para os consumidores. Todos estão sujeitos a multas pelo não cumprimento da norma.
A nova lei obriga as indústrias e toda sua cadeia de fornecimento a gerenciar esses materiais, adotando medidas para a destinação correta e implementação de coletas seletivas para receber esses resíduos sólidos para reutilização ou reciclagem. Os consumidores também são obrigados a cumprir a nova lei, devolvendo seu lixo para a indústria por meio das coletas seletivas quando elas forem adotadas.
Entre as novidades na nova lei está a criação da “logística reversa”, que obriga os fabricantes, distribuidores e vendedores a recolher embalagens usadas. A medida vale para materiais agrotóxicos, pilhas, baterias, pneus, óleos lubrificantes, lâmpadas e eletroeletrônicos, mas a tendência é que se espalhe para os outros produtos compostos por vidros, plásticos papeis e outros materiais.
O que foi discutido pelos grupos é como a lei poderá alterar a maneira como eles se organizam no trabalho, como receberam o material destinado a reciclagem, e as parcerias poderão firmar com empresas e órgãos públicos. A pergunta que surgiu entre o grupo lá reunido é: Como eles se encaixaram nos canais de distribuição dos materiais da cadeia de logística reversa.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 commentário:
Postar um comentário
Comentários com expressões ofensivas serão excluídos.