quarta-feira, 14 de novembro de 2018


No dia 31/10/2018 o Programa Comunidade Produtiva juntamente com o Grupo de Economia Solidária Mania de Artesanato ministrou oficina de artesanato e Desenvolvimento Econômico a partir da Economia Solidária como tema do encontro para jovens aprendizes atendidos pela Ensino Social Profissionalizante (ESPRO).
Duas integrantes do Grupo Mania de Artesanato oportunizaram um espaço de trocas de saberes através da oficina de artesanato, que trabalhou o passo a passo para construção de um adorno. A oficina conseguiu ir além da possibilidade de produção e comercialização, as integrantes do grupo trouxeram relatos de suas experiências na Economia Solidária como uma outra forma de trabalho, com princípios e valores que respeitam a natureza e indivíduo.
Também oportunizamos o espaço para debater os desafios e o papel do jovem na economia. Abrimos o debate fazendo uma reflexão dos pontos de vista e das muitas formas que o setor produtivo encontra para se organizar e justificar o acumulo de capital, e como tendências dentro do estado justificam o gasto social como algo desnecessário.
Apontamos uma inversão da lógica produtiva, colocando no centro do debate a valorização humana, visualizando os gastos nas áreas sociais como um investimento. Apresentamos experiências de trabalho que tem dado certo e gerado inclusão sem precisar explorar a força de trabalho alheia. Colocamos a Economia Solidária como outra forma possível de organizar a economia, uma forma justa e necessária.
Ao término da atividade, durante a avaliação, os jovens se mostraram otimistas, mesmo apontando tantas dificuldades no cenário político, mas assumindo um papel de protagonista das mudanças necessárias.





0 commentário:

Postar um comentário

Comentários com expressões ofensivas serão excluídos.

YouTube

YouTube
Assitir vídeos da AVESOL no canal de YouTube

Arte Por Toda Parte

Arte Por Toda Parte
Conheça um pouco do projeto Arte Por Toda Parte

Notícias arquivadas

Tecnologia do Blogger.

Como Chegar

Principais Contatos

51 3221 2318

[email protected]

Seguidores