quinta-feira, 27 de julho de 2017

No dia 22 de julho de 2017, o Centro de Referência em Direitos Humanos - CRDH participou da festa de comemoração de 1 ano da Ocupação Campo Grande Resiste, no bairro Mário Quintana.
Também estavam presentes a Vereadora Fernanda Melchiona e a Defensora Pública do Núcleo de Moradia, Dra. Luciana Schneider, que entregou comprovantes de residência aos moradores. Isto porque, por ser uma ocupação, os integrantes não possuem luz, água e esgoto regular, e assim não tem comprovante de residência. Não ter um comprovante de residência implica em diversas dificuldades para o cidadão, como, por exemplo, não poder se cadastrar nos órgãos da assistência social e ter acesso a benefícios sociais, como Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada, ou mesmo abrir conta em banco, lojas, cadastro em empresas para trabalho e acesso aos serviços de saúde. Registre-se que o atendimento no posto de saúde mais próximo só foi garantido após intervenção da Defensoria Pública.
Com efeito, em Porto Alegre, segundo a prefeitura, existem mais de 200 espaços públicos ocupados e há um déficit de mais de 48.000 unidades habitacionais para atender toda a população. O direito à moradia é um direito fundamental e a Ocupação Campo Grande é um destes grupos que representa a resistência na luta por moradia digna. São 49 famílias que habitam o local, algumas delas oriundas do processo de reintegração de posse em terreno localizado próximo.
Assim, o CRDH aproveitou para conhecer a ocupação e sua trajetória até aqui. O direito à moradia digna é um direito humano e não está garantido a estas famílias. Elas vivem em pequenos barracos improvisados com um mínimo de saneamento providenciado por eles mesmos, pois estão organizados como grupo e vilarejo.

Contudo, são as crianças as que mais sofrem com a falta de acesso ao direito fundamental da moradia, pois ficam privadas de um lugar adequado e digno para poderem desenvolver todas as suas potencialidades. Por isso, o CRDH se colocou à disposição da comunidade e fará propostas de intervenção focadas na melhoria de vida das crianças e adolescentes que vivem no local. 




0 commentário:

Postar um comentário

Comentários com expressões ofensivas serão excluídos.

YouTube

YouTube
Assitir vídeos da AVESOL no canal de YouTube

Arte Por Toda Parte

Arte Por Toda Parte
Conheça um pouco do projeto Arte Por Toda Parte

Notícias arquivadas

Tecnologia do Blogger.

Como Chegar

Principais Contatos

51 3221 2318

[email protected]

Seguidores