sexta-feira, 24 de março de 2017

Durante toda a tarde de ontem (21.03), no auditório do Ministério Público do Trabalho em Porto Alegre, representantes das mais diversas organizações da sociedade civil e de instituições estatais, tais como, Defensoria Pública, Procuradoria-Geral do Estado, Ministério Público do Trabalho, Legislativo Municipal, e trabalhadores catadores de resíduos sólidos debateram a Legitimidade e a Legalidade da Catação de Material Reciclável.
De forma unânime, ressaltou-se o descompasso da Lei Municipal 10.531/08 de Porto Alegre, que proíbe a circulação de veículos de tração humana e animal na cidade, com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei Federal 12.305/10) que prevê o reconhecimento do resíduo sólido reutilizável e reciclável como um bem econômico e de valor social, gerador de trabalho e renda e promotor de cidadania.
Repudiou-se os argumentos higienistas e assistencialistas por trás da proibição, bem como o efeito danoso que esta causa à saúde dos trabalhadores que utilizam tais veículos como seu instrumento de trabalho. Ainda, denunciou-se os interesses de grandes empresas sobre o ciclo de reaproveitamento destes materiais, que lucram muito para fazer um trabalho ambientalmente insustentável.
Por fim, todas e todos ficaram com a certeza de que, por maiores que sejam as violações diariamente observadas ao Plano Nacional de Resíduos Sólidos, a luta não irá parar e que há muitas saídas jurídicas para um enfretamento direto das ilegalidades.


0 commentário:

Postar um comentário

Comentários com expressões ofensivas serão excluídos.

YouTube

YouTube
Assitir vídeos da AVESOL no canal de YouTube

Arte Por Toda Parte

Arte Por Toda Parte
Conheça um pouco do projeto Arte Por Toda Parte

Notícias arquivadas

Tecnologia do Blogger.

Como Chegar

Principais Contatos

51 3221 2318

[email protected]

Seguidores