segunda-feira, 21 de novembro de 2016

O Programa de Voluntariado da AVESOL realizou no dia 10/11/2016 o Encontro de Capacitação para as Organizações Sociais parceiras com o tema “Gestão de Voluntários”. 
Estiveram presentes 10 representantes de Organizações Sociais, e o encontro aconteceu em dois momentos: no primeiro foi dado as boas-vindas a todos participantes pelo Irmão Miguel Orlandi, do Conselho Diretor da AVESOL, onde enfatizou a importância do encontro e também dos Voluntários nas Organizações. Após os participantes se dividiram em grupos refletindo o texto “Gestão de Voluntários no Terceiro Setor” (Lise Mari Nitsche Ortiz): 

“ (...) onde antes só existia a prática voltada a caridade, e a intenção de ajudar era a prioridade, sem importara ação que seria executada, agora vemos a prática cidadã, no sentido de participação ativa dos indivíduos em assuntos da comunidade e de desenvolvimento dos cidadãos.  (trecho do texto)

Na partilha dos debates em grupo foi possível verificar que situações cotidianas relacionadas com o Voluntariado nas organizações, acontecem em comum, assim como a importância de estabelecer processos e pessoas de referência para o acolhimento de pessoas voluntárias.
Também foi enfatizado a importância da documentação (Cadastro do Voluntário, Termo de Adesão ao serviço Voluntário e o Registro de frequência a título de comprovação para Certificado).  Foi sugerido que alguns encontros poderiam ser realizado em uma Organização parceira, assim todas teriam a possibilidade de conhecer e formar uma rede de solidariedade entre as mesmas. 

Ser um Voluntário é gratificante e recompensador. Esta atividade é interessante para conhecermos melhor a realidade que nos rodeia, construindo laços com diferentes pessoas e tornar a vida menos artificial , compartilhando saberes e ideais  e compartilhando vínculos com as organizações.   




0 commentário:

Postar um comentário

Comentários com expressões ofensivas serão excluídos.

YouTube

YouTube
Assitir vídeos da AVESOL no canal de YouTube

Arte Por Toda Parte

Arte Por Toda Parte
Conheça um pouco do projeto Arte Por Toda Parte

Notícias arquivadas

Tecnologia do Blogger.

Como Chegar

Principais Contatos

51 3221 2318

[email protected]

Seguidores