sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Novembro, mês da Consciência Negra, época em que emerge várias discussões acerca da questão racial, onde somos convocados enquanto defensores/as dos direitos humanos a intervir de forma intransigente pela eliminação de toda e qualquer forma de preconceito e racismo.
Neste sentido, na tarde de ontem, 09/11/2016 o CRDH- AVESOL, promoveu oficina sobre “Gênero, raça/etnia e os impactos do racismo nas relações humanas”, juntamente com os/as trabalhadores/as dos Correios (CDD - Zona Norte/POA). Tal atividade compôs a agenda SIPAT - Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho.
A pertinência da discussão dentro da SIPAT foi evidenciada pela fala dos/as trabalhadores/as ao referirem os impactos do racismo e das discriminações de gênero (mulher) na saúde da classe trabalhadora. Por meio de uma vivência de grupo, os/as trabalhadores/as expuseram suas opiniões acerca das políticas públicas afirmativas, bem como, as políticas internas da empresa, que buscam reconhecer as diferenças entre gênero buscando promover por meio de política interna a equidade entre os mesmos.
A interação dos/as trabalhadores/as evidenciavam a necessidade latente desta discussão no âmbito do trabalho. “Nunca falamos sobre racismo na SIPAT, esta é a primeira vez, e acho que tem de ser abordada muitas outras vezes”, referiu um trabalhador ao avaliar a atividade realizada. Outro nos apontou que: “Não podemos nos restringir a discutir sobre o racismo apenas no mês de Novembro. Isso é tema para o ano inteiro”.
E desta forma, nos colocamos ao lado destes/as trabalhadores/as que, de forma muita ativa e consciente, buscam promover ações que possam coibir situações de racismo no ambiente de trabalho e que afetam diretamente aqueles/as que vivenciam histórica e cotidianamente na pele os efeitos do racismo, ou seja, a população negra.
Pelo fim do racismo e pela equidade de gênero, lutemos!!



0 commentário:

Postar um comentário

Comentários com expressões ofensivas serão excluídos.

YouTube

YouTube
Assitir vídeos da AVESOL no canal de YouTube

Arte Por Toda Parte

Arte Por Toda Parte
Conheça um pouco do projeto Arte Por Toda Parte

Notícias arquivadas

Tecnologia do Blogger.

Como Chegar

Principais Contatos

51 3221 2318

[email protected]

Seguidores