segunda-feira, 31 de outubro de 2016

No dia 26 de outubro de 2016 foi realizado o último Café com Direitos do Ciclo 2016 no Centro de Referência em Direitos Humanos – AVESOL. Seguindo os planejamentos do mês, que discutiu Direitos das Crianças e Adolescentes, contou-se com a presença de Haide ( Educadora Aposentada, Militante dos Direitos da Criança e Juventude, Fundadora do MDCA, Conselheira do FMDCA, 1ª Gestão do CMDCA); Fabiane (Assessora da Deputada Estadual Manuela, Participou do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, ,atou na Secretaria Nacional da Juventude, participou da  1ª Conferência Nacional da Juventude-2008); e Bruna (Participante do Programa Jovem Aprendiz, Curso Turismo Ecológico nas Ilhas)
            Nem sempre é possível compreender as dificuldades e violências que as crianças e adolescentes passam sem conhecer suas realidades de perto, como relata Haide. “Cair no morro é cair na vida”. Os Direitos dos jovens parecem não sair do papel e não compreender os desafios que os meninos e meninas podem ter no dia-a-dia. Embora a Constituição Federal tenha avançado muito no reconhecimento dos direitos das crianças e adolescentes e seja uma das mais avançadas do mundo, não se pode afirmar que o Estado cumpre com os Direitos inscritos no Artigo 227 de proteção a “de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão”.
            Para a efetiva proteção das crianças e adolescentes, é de suma importância considerar as diferenças entre cada indivíduo. Embora todos sejam “iguais perante a lei”, para que a proteção e manutenção de uma vida plena, saudável e segura a todas e todos os jovens, deve-se promover equidade ao invés de igualdade para todos. Deve-se considerar as dificuldades específicas de cada criança e adolescente ao invés de promover a ilusória igualdade de oportunidades, e observar as questões especiais de cada um, envolvendo raça, gênero, etnia, classe, origem, orientação sexual, deficiência e história pessoal, como está previsto no parágrafo adicionado à lei em março de 2016.


            Alcançar este objetivo não é nada fácil, mas só é possível avançar com a luta e união de todas as pessoas que possuem paixão e fé na militância para ajudar as crianças e adolescentes. Os movimentos sociais são a base da luta para efetividade da proteção às crianças e adolescentes, pois estão constantemente atentos sobre os grupos mais vulneráveis a agressões. Um bom exemplo citado foi a luta pela proteção às crianças na primeira infância. Fabiane explana como é necessário desvincular-se de padrões patriarcais que acreditam que o cuidado à primeira infância é dado apenas à família (e, sobretudo, à mãe), e começar a compreender que o cuidado às crianças deve ser interesse coletivo.
            Por fim, contamos com a brilhante participação de Bruna, que participa do programa Jovem Aprendiz. Ela defendeu como projetos para adolescentes como este são capazes de dar voz para os jovens. O curso oferece uma formação humana, cria senso crítico e gera debates, e convida todos a repensar a função dos jovens do país, desejando jovens que sejam “protagonistas do que queremos”, que discutam seus direitos e que empoderem. O debate, portanto, seguiu com os relatos de experiência de diversas adolescentes no Café, discutindo questões de racismo e empoderamento feminino e negro na escola e como é importante ter espaço de discussão sobre direitos dos jovens nos dias de hoje, com tantas violações de Direitos Humanos no país.

Para maiores informações, consulte o Estatuto da Criança e Adolescente:





0 commentário:

Postar um comentário

Comentários com expressões ofensivas serão excluídos.

YouTube

YouTube
Assitir vídeos da AVESOL no canal de YouTube

Arte Por Toda Parte

Arte Por Toda Parte
Conheça um pouco do projeto Arte Por Toda Parte

Notícias arquivadas

Tecnologia do Blogger.

Como Chegar

Principais Contatos

51 3221 2318

[email protected]

Seguidores