O primeiro Seminário de Economia Solidária e Desenvolvimento Local previsto para os 55 municípios da Região Sul do Brasil, dentro do Projeto Brasil Local, aconteceu em Tapes- RS no dia 28 de julho. Foram analisados num primeiro momento os diagnósticos de desenvolvimento econômico, cultural e social do município baseados em dados oficiais.
Da 9hs até as 16hs foram debatidas essas questões e outras que dialogam com as relações humanas no mundo do trabalho, as parcerias com Entidades e Gestores Públicos, as ações para desenvolver a Economia Solidária e os Empreendimentos e os conceitos de sustentabilidade do todo, ser humano e planeta.
Os participantes encaminharam demandas tanto para os Poderes Municipais, Executivo e Legislativo (criação do Conselho Municipal de ES, gestão participativa), como para as Entidades (projetos para Formação e Qualificação dos Trabalhadores), como para os próprios Empreendimentos (mobilização e maior participação).
Na avaliação ao final do encontro, os participantes fizeram questão de afirmar que era um início de caminhada, pois até então pouco havia sido debatido no município sobre o tema, mas mesmo assim foi significativo o encontro e de com muito boa compreensão da proposta e do tema.
A Agente Bruna que milita em Tapes está acompanhando 05 empreendimentos pelo Projeto BL no município que pela primeira vez tiveram a oportunidade de estarem reunidos num mesmo espaço de debate junto a Entidades e Gestores Público e isso foi na opinião dela, muito positivo.
Por Luiz Teixeira – Articulador BL - RS
0 commentário:
Postar um comentário
Comentários com expressões ofensivas serão excluídos.