quinta-feira, 4 de agosto de 2022

Amor e coragem!

A juventude é o rosto do mundo já diz uma bela canção entoada por ai. Durante três dias a equipe da AVESOL acompanhou a juventude da PJM que estava em missão nos grupos de economia solidária da Rede Ideia na região metropolitana de Porto Alegre.

 A Pastoral da Juventude Marista é uma organização juvenil das unidades maristas que experiencia o desenvolvimento integral da pessoa, a formaç​ão de lideranças, a socialização, a construção da consciência crítica, a vivência da espiritualidade cristã e do carisma marista.  Entedemos que a juventude atravessa conceitos e faz jus à canção “Coração Livre comprometido partilha tudo sem ter medo de perder”.

 Os grupos da Rede Ideia que receberam os jovens foram Cooperativa 20 de Novembro, Mãos Amigas e ASCAT . A equipe foi registrando e ouvindo o que os jovens estavam sentindo e pensando daquele momento e como estava sendo para os GES recepcionarem e estarem ensinando e aprendendo com eles, afinal, alguns grupos de economia solidária circulam jovens. Olhares curiosos, gestos de gentileza e contentamento, sorrisos, papos com os jovens locais, diálogo e aprendizagem com os mais velhos as horas que passavam rápido demais, momentos que emocionam e também fortalecem.

 Muito foi partilhado diante de contextos novos e desafiadores. É perceptível que esses espaços são incentivo para construir um presente/futuro pessoal e coletivo que conduzem os grupos e os jovens a  serem protagonistas, fazendo com que articulem em conjunto brechas e alternativas de construir um projeto de sociedade em que valores como justiça, liberdade, fraternidade, solidariedade sejam realidade para todos/as.

 Ali a missão não terminou, apensas começou e ganhou novas linhas, cores e horizontes. O cotidiano dos grupos também seguiu, mas de uma forma renovada. Sensações que são impossíveis traduzir em palavras, mas pra quem viveu foi possível sentir.

 “Ei! Juventude! Rosto do mundo. Teu dinamismo logo encanta quem te vê. A liberdade aposta tudo. Não perde nada na certeza de vencer.” 












0 commentário:

Postar um comentário

Comentários com expressões ofensivas serão excluídos.

YouTube

YouTube
Assitir vídeos da AVESOL no canal de YouTube

Arte Por Toda Parte

Arte Por Toda Parte
Conheça um pouco do projeto Arte Por Toda Parte

Notícias arquivadas

Tecnologia do Blogger.

Como Chegar

Principais Contatos

51 3221 2318

[email protected]

Seguidores