quarta-feira, 6 de novembro de 2019


No dia 23 de outubro realizamos uma oficina sobre “Bullying e Cultura da Paz” para 12 participantes do Projovem Eixo Baltazar, unidades Amorb Cohab e Timbaúva na sede da Associação de Moradores do Rubem Berta. Fizemos uma apresentação de todos participantes e introduzimos o tema perguntando se o bullying existia nas escolas que estudavam. Todas e todos disseram que sim e que era muito forte a presença dessa prática. Refletimos sobre a cultura de violência dentro e fora das escolas, espaços educativos que deveriam ser acolhedores e de desenvolvimento das capacidades humanas acabam por serem muito conflituosos devido as diferenças – naturais – entre os seres humanos.
Apresentamos a Cultura de Paz como antídoto à violência que estamos expostos, mesmo sabendo da dificuldade de promover a paz diante conjuntura atual. Os adolescentes disseram que já foram orientados a revidar as agressões sofridas como solução e questionamos esse antigo princípio do “olho por olho, dente por dente”. A declaração Universal dos Direitos Humanos surgiu no pós-guerra justamente por ser a paz a maior alternativa a violência. 
Com base na Constituição Federal e nas leis municipal e federal que combatem o bullying nas escolas ministramos sobre o conceito, a classificação, as formas de encaminhamento de como lidar com o bullying e superamos a visão retrógrada comentada anteriormente. Ao final da oficina foram feitas perguntas dos adolescentes e as respostas contiveram assuntos relacionados com outras oficinas como gênero, sexualidade e direitos das minorias visto que a prática de bullying também se alicerça em diversos preconceitos e discriminações.  



0 commentário:

Postar um comentário

Comentários com expressões ofensivas serão excluídos.

YouTube

YouTube
Assitir vídeos da AVESOL no canal de YouTube

Arte Por Toda Parte

Arte Por Toda Parte
Conheça um pouco do projeto Arte Por Toda Parte

Notícias arquivadas

Tecnologia do Blogger.

Como Chegar

Principais Contatos

51 3221 2318

[email protected]

Seguidores