sexta-feira, 5 de junho de 2015

Em artigo publicado na ZH de ontem (26), o deputado Adão Villaverde destaca que não podemos deixar que o fundamentalismo baseado no ódio e na intolerância ocupe o lugar das legítimas tradições plurais e democráticas.

Abaixo, a íntegra do texto. 

Uma vertente para o fascismo
* Adão Villaverde
Quando se debate, em evento público, a intolerância e o ódio que salta do mundo real para disseminar-se no anonimato do mundo virtual, presume-se que todos participem com espíritos desarmados, aceitando divergências e se manifestando adequadamente.
Se tiver diferenças, que dê opinião, sem apelar à agressão e ao desrespeito aos interessados. Foi o pressuposto da oportuna iniciativa da deputada Manuela D’Àvila, na Assembleia, na semana passada, ao ouvir jornalistas e cidadãos sobre como entender o ódio e a intolerância nas redes.
Surpreendentemente, desconsiderando a legitimidade das diferenças, um grupo se esmerou em cercear opiniões e interditar a atividade, demonstrando na prática presencial o que faz nas redes, em manifestação explícita de supressão do pensamento do outro. Lamentavelmente, falta a alguns pretensos liberais de hoje, aquilo que sobrava aos de outrora. Estes trocaram a essência do liberalismo pela violência e quebra de regras mínimas de convivência.
Na democracia, não se pode tudo, muito menos negar ao outro o direito do contraditório, ainda mais com práticas fascistas e regressivas. É como se perguntava a filósofa Hannah Arendt, emOrigens do totalitarismo: “como aceitarmos o inaceitável, a inutilidade da existência e a recusa ao outro?”
Sabemos que a intolerância é vizinha do ódio e parente da violência, que ultrapassa, com perversa naturalidade, todos os limites do respeito e da aceitação dos diferentes. Deve, portanto, ser repudiada, venha de onde vier. Omitir-se ou justificá-la, assegurando-lhe impunidade, é acumpliciar-se a ela.
Expressão maior das representações políticas da sociedade, em nome do direito de opinião e das diferenças, o Parlamento não pode ser espaço para promoção dessas práticas. Devemos evitar que este fundamentalismo desprovido de conteúdo, que faz uso de métodos com opção pela violência, ocupe o lugar das legítimas tradições plurais e democráticas, tão duramente construídas nas últimas décadas, quando a Assembleia teve papel fundamental.
Ou, doravante, deixaremos caminho aberto para o interdito das sempre salutares pluralidade de ideias. Autorizaremos que se instale, em solo gaúcho, o arbítrio e a prepotência do delito de opinião, que fere as liberdades individuais e coletivas e alveja de morte o Estado democrático de direito.


* Engenheiro, professor e deputado estadual (PT-RS)

0 commentário:

Postar um comentário

Comentários com expressões ofensivas serão excluídos.

YouTube

YouTube
Assitir vídeos da AVESOL no canal de YouTube

Arte Por Toda Parte

Arte Por Toda Parte
Conheça um pouco do projeto Arte Por Toda Parte

Notícias arquivadas

Tecnologia do Blogger.

Como Chegar

Principais Contatos

51 3221 2318

[email protected]

Seguidores