sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Fui selecionado por uma promoção realizada pela marca HALLS em conjunto com a agência Espalhe marketing de guerrilha de São Paulo, através de uma plataforma “HALLS contrata” no facebook, que prometia empregos irados e temporários com experiências incríveis. Para ser selecionado, cada candidato enviou vídeos respondendo algumas perguntas para tentar convencer os contratantes de que seria a pessoa ideal para a vaga. No total eram 15 “empregos temporários” disponíveis, mas apenas os 5 mais procurados seriam realmente efetivados, foram quase 4000 inscrições.
 Felizmente a vaga para a qual me inscrevi estava entre as mais cobiçadas, a vaga humanitária, onde o escolhido passaria 15 dias na Amazônia, na cidade de Tabatinga, com apoio da ONG AVESOL do Rio Grande do Sul e da comunidade dos Irmãos Maristas, realizando trabalho social voluntário com comunidades ribeirinhas.
Foi uma grande surpresa ser o escolhido para esta vaga, passei por entrevistas online por Skype com a empresa People4u de recursos humanos,  e depois com os responsáveis pela AVESOL.
Como estudante do 4º ano de medicina na Universidade Fundação Oswaldo Aranha em Volta Redonda – RJ, esperava uma experiência incrível de auto aprendizado , onde eu poderia colocar em prática o que aprendi na faculdade e ao mesmo tempo ajudar  população que infelizmente não tem acesso regular a informações em saúde.
Fui recebido muito bem na casa dos Irmãos Maristas onde fiquei hospedado, na cidade de Tabatinga; e com a ajuda desses irmãos, Valdir, Verno, Nilso e Nilvo, agendei diversas atividades em escolas, igrejas, programa de erradicação do Trabalho infantil, nas comunidades ribeirinhas de Limeira, Praia de Fátima e Teresina 3 e até mesmo em Umariaçu com os indígenas Tikunas.
 

Consegui ministrar palestras para os mais variados públicos, desde crianças até idosos, sobre diversos assuntos em saúde, com o objetivo de prevenir as doenças mais comuns na região. Falei sobre diabetes, hipertensão arterial, doenças sexualmente transmissíveis, métodos contraceptivos, gravidez na adolescência, higiene em geral, parasitoses intestinais, dengue, febre amarela, hepatites, doenças da tireóide, tuberculose, AIDS, etc e tirei diversas dúvidas de pessoas que me procuraram nas comunidades. Falei sobre aspectos importantes para levar uma vida saudável e prevenir enfermidades, como alimentação e boas horas de sono, além de exames preventivos e a importância de se procurar ajuda médica assim que aparecerem os primeiros sintomas de alguma doença, mesmo que na região seja difícil o acesso ao atendimento médico.

Para mim, foi uma experiência incrível e aprendi bastante conhecendo diferentes culturas e uma realidade tão destoante da minha. Fiz alguns bons amigos, e fui recebido de maneira formidável em todos os lugarejos que visitei, cheguei até a me emocionar em alguns, com tanta receptividade e carinho da população, principalmente das crianças que não desgrudavam de mim. Espero retornar a esta região depois de formado e poder ajudar mais ainda os que necessitam de atendimento médico e de uma medicina mais humanizada.

Voluntário André Luís Franco Cotia
E-mail: [email protected]

Acadêmico de medicina do 4° ano da faculdade de medicina da Universidade Fundação Oswaldo Aranha, Volta Redonda – RJ.

0 commentário:

Postar um comentário

Comentários com expressões ofensivas serão excluídos.

YouTube

YouTube
Assitir vídeos da AVESOL no canal de YouTube

Arte Por Toda Parte

Arte Por Toda Parte
Conheça um pouco do projeto Arte Por Toda Parte

Notícias arquivadas

Tecnologia do Blogger.

Como Chegar

Principais Contatos

51 3221 2318

[email protected]

Seguidores