quinta-feira, 26 de março de 2020

Nos sábados de tarde, a partir das 14h, retomando as atividades que iniciaram no ano passado, nos dias 07 e 14 de março de 2020, o Centro de Referência em Direitos Humanos-AVESOL promoveu, em sua sede, aulas de português para imigrantes. As aulas são ministradas por professores voluntários, com formação em artes cênicas e jornalismo. Durante as aulas é oferecido espaço lúdico e de cuidado para as crianças imigrantes, que realizam trabalhos de pintura enquanto seus pais ficam em sala de aula, possibilitando uma maior adesão dos alunos, que podem trazer seus filhos, enquanto assistem às aulas.

Na retomada das aulas, tivemos alunos de diversas nacionalidades, em sua maioria hispano-falantes, como venezuelanos, cubanos, peruanos, entre outros. As aulas foram interativas, provocando os alunos a desenvolveram cada vez mais as habilidades linguísticas necessárias para a boa compressão da língua portuguesa e aceso a direitos e serviços no Brasil.
Muito imigrantes já estão há mais de 02 anos no país, precisando aprimorar seu conhecimento da língua portuguesa. Houve relatos de diversas situações de discriminação que sofreram por não conseguirem se expressar bem em português.
Todos os alunos que frequentam o curso são adicionados em um grupo de whats-app para facilitar a comunicação dos professores com os alunos. Neste grupo, os próprios alunos acabam compartilhando oportunidades de emprego, questão importante para que possam se manter no pais de acolhimento.
As aulas foram bastante animadas, possibilitando uma riquíssima troca cultural e aprendizado para todos. O trabalho com as crianças mostra como é importante vinculá-las para que os pais e cuidadores possam se sentir também motivados a virem com regularidade nas aulas.
Infelizmente, devido a situação atual de pandemia de corona vírus, as aulas presenciais foram suspensas por tempo indeterminado. Porém, como a turma de alunos formou um vínculo próximo com o CRDH/AVESOL e os professores voluntários, os professores, atualmente, estão passando o conteúdo para os alunos em aulas gravadas em vídeo. Nesse sentido, o Professor Gabriel Fontoura inclusive criou um canal de vídeos na plataforma youtube para que os alunos possam acessar o conteúdo remotamente, conforme pode ser visto aqui: https://www.youtube.com/channel/UCaeeIk0SkX-Dh3vNgl9PZ8Ahttps://www.youtube.com/channel/UCaeeIk0SkX-Dh3vNgl9PZ8A
https://yt3.ggpht.com/a/AATXAJzFKTNzpJv2OSe9gGqyU6engGJ0NHQgu5QRYw=s900-c-k-c0xffffffff-no-rj-mo
Canal dedicado ao conteúdo trabalhado em aula pelo professor Gabriel Fontoura. Atualmente o canal será alimentado com materiais para a continuidade das aulas...
www.youtube.com
Desse modo, pode se afirmar que os cerca de 15 alunos que frequentam as aulas todos os sábados estão obtendo sua proficiência na língua portuguesa, mesmo que a distância, e com todas as dificuldades do momento atual, adquirindo capacidades para enfrentar as situações cotidianas da vida no Brasil. Tão breve esta situação acabe, as aulas presenciais retornarão à sede do CRDH/AVESOL. 


  

0 commentário:

Postar um comentário

Comentários com expressões ofensivas serão excluídos.

YouTube

YouTube
Assitir vídeos da AVESOL no canal de YouTube

Arte Por Toda Parte

Arte Por Toda Parte
Conheça um pouco do projeto Arte Por Toda Parte

Notícias arquivadas

Tecnologia do Blogger.

Como Chegar

Principais Contatos

51 3221 2318

[email protected]

Seguidores