quinta-feira, 17 de outubro de 2019


Nos dias 10 e 11/09 de 2019, o Centro de Referência em Direitos Humanos-AVESOL ministrou oficina sobre Gênero para jovens, atendidos pela Ensino Social Profissionalizante (ESPRO), em Porto Alegre/RS.
O objetivo da oficina foi discutir com os jovens as aplicações práticas dos Direitos Humanos à liberdade (autodeterminação) e a igualdade, que incluem o respeito à diversidade de gênero e a igualdade de acesso e oportunidades para acessar os bens da vida. 
Com isso, a oficina tratou sobre questões de gênero, incentivando o debate sobre o assunto que causa muitas dúvidas nos jovens.
A conversa esclareceu o que é a identidade de gênero e como esta se relaciona com as percepções sobre os papeis sociais esperados de cada um. Apontou-se a existência de diversas expressões da identidade relacionada ao gênero, apresentando o conceito de transgênero, travesti e outra performances de gênero, como drag-queen ou drag-king, entre outros.
Houve uma conscientização sobre a importância do respeito à diversidade.
Neste sentido, referiu-se os dados alarmantes da violência de gênero, que causa a morte de uma mulher a cada 2h no Brasil e um homossexual a cada 28h. Perguntou-se aos jovens o que eles já tinham ouvido só serem classificados como de determinado gênero, sendo que este reducionismo do papel social esperado conforme o gênero é um dos principais fatores da violência de gênero, pois nega a diversidade e aniquila outras expressões de gênero que não sejam as tradicionais.
Por fim, discutiu-se as conquistas do movimento feminista pela igualdade de gênero, como o direito ao voto, não discriminação no trabalho, etc., bem como problematizou-se a noção vigente de masculinidade, que impõe determinados comportamentos violentos e tóxicos aos homens. 
Houve intensa participação dos jovens, os quais puderam expressar suas angústias e dúvidas sobre os temas tratados. Ao final, todos disseram ter aproveitado muito a oficina, sendo o tema presente e atual em suas vidas.




0 commentário:

Postar um comentário

Comentários com expressões ofensivas serão excluídos.

YouTube

YouTube
Assitir vídeos da AVESOL no canal de YouTube

Arte Por Toda Parte

Arte Por Toda Parte
Conheça um pouco do projeto Arte Por Toda Parte

Notícias arquivadas

Tecnologia do Blogger.

Como Chegar

Principais Contatos

51 3221 2318

[email protected]

Seguidores