sexta-feira, 30 de agosto de 2019

No dia 13/07 de 2019, o Centro de Referência em Direitos Humanos-AVESOL ministrou oficina sobre Direitos Humanos, Economia Solidária e Participação Social para participantes da Rede Ideia/AVESOL, na 26ª Feira Internacional do Cooperativismo (Feicoop), no Salão do Hotel Dom Rafael Business, localizado na Av. N. Sra. das Dores, 903, Bairro Nossa Sra. de Lourdes, Santa Maria/RS.    
O objetivo da oficina foi falar sobre direitos humanos, economia solidária e participação social. A conversa iniciou com os participantes falando sobre as expectativas com a feira, sobre a realidade social de cada um, as suas comunidades, seus municípios, seus grupos de economia solidária. Eles foram instigados a falarem algo que gostariam de mudar em suas realidades.
Ao depois, passou-se um pouco do que são os direitos humanos, sua história e conceito. O que se propõe a economia solidária e a participação social. Também se ressaltou a importância de participar dos fóruns temáticos da economia solidária e a participação social nos conselhos. Destacou-se ainda as políticas públicas que vêm sofrendo um desmonte com o atual governo Bolsonaro. Foi apontado que o Conselho Nacional de Economia Solidária, por exemplo, ainda não se reuniu esse ano e a Secretaria Nacional da Economia Solidária não está recebendo os repasses. Referiu-se que iniciativas como a feira são importantes no sentido de gerar renda para pessoas com visão social mais aguçada, e não para grandes empresas.  
Debateu-se a importância de se fomentar o cooperativismo, a economia solidaria, os grupos, para que, principalmente as mulheres artesãs, tenham uma complementação da sua renda. Essas mulheres têm histórias diversas, muitas têm histórias sofridas, por uma questão de dependência econômica. Então a gente sabe que esse dinheiro, com os produtos comercializados, vai estar sendo empregado em pessoas que têm uma visão social mais aguçada, uma destinação correta, não está fomentando o agronegócio, não está fomentando grandes empresas capitalistas que lucram com isso, que exploram muita mão de obra, que violam direitos trabalhistas, essa é a importância da FEICOOP.
Sobre a atividade de formação, a participante Lisiane afirmou que foi muito boa, porque a AVESOL junta pessoas de diversas partes. "É muito legal esse choque de realidades, de pessoas trazendo coisas diferentes. Cada um falou dos seus anseios, dos medos, das coisas que querem mudar. Isso agregou um monte, ver outras realidades." Sobre a possibilidade da feira não acontecer no próximo ano, a artesã não vacilou: "A feira vai acontecer de um jeito ou de outro, vai ter feira ano que vem sim”.

Ao final, referiu-se que os desejos de mudança da realidade que foram apontado no começo da oficina podem ser alcançados com a participação social, na fiscalização e elaboração de políticas públicas. Após o término, houve confraternização do grupo, em uma noite fria de inverno em Santa Maria/RS.



0 commentário:

Postar um comentário

Comentários com expressões ofensivas serão excluídos.

YouTube

YouTube
Assitir vídeos da AVESOL no canal de YouTube

Arte Por Toda Parte

Arte Por Toda Parte
Conheça um pouco do projeto Arte Por Toda Parte

Notícias arquivadas

Tecnologia do Blogger.

Como Chegar

Principais Contatos

51 3221 2318

[email protected]

Seguidores