terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Nos dias 07 e 08/12, a Rede Ideia - Cultivando o Amanhã realizou seu terceiro encontro da Rede de Catadores do ano na Casa da Juventude Marista. O encontro contou com 68 catadores de 37 cooperativas, somando 22 cidades do estado do Rio Grande do Sul. Tivemos a presença do NESIC – Núcleo Economia Solidária e Incubação de Cooperativas representadas pela senhora Cláudia Patricia e Vanessa Monsk, que contribuíram com o debate durante os dois dias de formação.
O encontro avaliou e construí as ações de assessoria, articulação e mobilização da Rede Ideia / Rede de Catadores. Os trabalhos realizados em grupos trouxeram uma fala única entre os participantes, a necessidade de fortalecer as associações e cooperativas de catadores em rede, de seguir com formações que traga os aspectos jurídicos de defesa de direitos. 
A maturidade das unidades de catadores reflete na qualidade das formações da rede, suas reivindicações pela inclusão social, fim dos lixões, reconhecimento e valorização da categoria e defesa do meio ambiente estavam presentes em todas apresentações.
Nossos desafios são muitos, pois não depende apenas da organização e do esforço sobre humano dos catadores e catadoras de materiais reciclados no país. Existe um arcabouço jurídico que prevê a inclusão sócio produtiva da categoria e que segue sendo deixado de lado por gestores públicos. A disputa pela reciclagem popular segue sendo nossa bandeira assim como a defesa de direitos e a democracia em nosso país. Estamos prestes a um momento de escuridão total, o senado acabou de aprovar o congelamento nos investimentos sociais, é preciso darmos as mãos e seguir em frente lutando. Esse foi o espirito que conduziu o encontro da Rede de Catadores.
No, da equipe AVESOL, queremos agradecer a todos os catadores e catadores que constroem as lutas necessárias em defesa da vida, ao MNCR que tem sido instrumento fundamental para organização dos catadores no país.


2017 será de grandes lutas. Saudações a tod@s!




0 commentário:

Postar um comentário

Comentários com expressões ofensivas serão excluídos.

YouTube

YouTube
Assitir vídeos da AVESOL no canal de YouTube

Arte Por Toda Parte

Arte Por Toda Parte
Conheça um pouco do projeto Arte Por Toda Parte

Notícias arquivadas

Tecnologia do Blogger.

Como Chegar

Principais Contatos

51 3221 2318

[email protected]

Seguidores