quarta-feira, 23 de julho de 2014

“Lembrar é Reagir! Esquecer é Permitir”.
Em 23 de julho de 1993 houve o Massacre da Candelária, uma chacina que comoveu todo o país onde as crianças foram mortas enquanto dormiam. Mostrou o despreparo da Polícia Militar com as diversidades apresentadas pelas crianças e adolescentes, como situação de rua, mendicância, abandono, entre outras. O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) completava, então, três anos de existência, e se a nova lei - marco na defesa dos direitos da infância e da adolescência - ainda estava sendo devidamente assimilada e incorporada por organizações da sociedade civil, por educadores e agentes públicos. O fato alertou a sociedade da utopia entre o que era teoria e a prática do sistema da Garantias de Direitos.
Hoje fazem 21 anos, há de se fazer duas perguntas: 
1)      O que aprendemos com isso? 
2)      O que conseguimos mudar?
Aprendemos a não tolerarmos qualquer tipo de covardia, seja com crianças, adolescentes, jovens, mulheres, homens, idosos e qualquer ser humano independente de sua condição, convicção ou crença. Será?
Quando falamos sobre este assunto nos comovemos e nos solidarizamos com o sofrimento das mães, parentes e pessoas próximas. Pessoas estas que tiraram o assunto da invisibilidade e promoveram ações concretas para que essa “História”, não se tornasse uma prática de nossa sociedade.
Nosso papel   de promotores de   direitos humanos é levar informação e discutir junto as comunidades sobre extermínio de jovens, racismo, respeito e intolerância a qualquer forma de discriminação étnica, religiosa ou de orientação sexual.  

Sugestões de atividades:  

Oficina Popular de Teatro, do projeto Teatro Como Instrumento de Discussão Social da Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz apresentando o exercício cênico "Os Sinos da Candelária". A apresentação será dia 23 de julho, às 20h30 na Terreira da Tribo (Rua Santos Dumont, 1186). Entrada Franca


Peça In-Visiveis, onde contracenam moradores de rua na sala 502 da Usina do Gasômetro (Espaço cuidado que Mancha )  às 19 h. A peça estreia no dia 26/07. O ingresso é um agasalho e $ no Chapéu. 

0 commentário:

Postar um comentário

Comentários com expressões ofensivas serão excluídos.

YouTube

YouTube
Assitir vídeos da AVESOL no canal de YouTube

Arte Por Toda Parte

Arte Por Toda Parte
Conheça um pouco do projeto Arte Por Toda Parte

Notícias arquivadas

Tecnologia do Blogger.

Como Chegar

Principais Contatos

51 3221 2318

[email protected]

Seguidores