terça-feira, 22 de maio de 2012



Nos dias 09, 10 e 11 de maio de 2012, na casa de retiro Vila Betânia, aconteceu o seminário da região sul de avaliação dos projetos governamentais para a economia solidária, e balanço da IV Plenária de economia solidária rumo a V Plenária.

Estavam presentes, entidades de apoio e fomento, e gestores públicos de ecosol (Gravataí-RS), os projetos Brasil local Economia e Desenvolvimento Local, Brasil local Economia Feminista, CFES – Centro de Formação em Economia Solidária; Fundos Solidários, Projeto Nacional de Comercialização, Pronasci – Economia Solidária, Brasil Local Etnodesenvolvimento.

No dia 09 de maio, após a mística e apresentação por estado e por região, foi trabalhado o balanço da economia solidária em preparação a V plenária, coordenando os trabalhos Kristiany(Kris) Bender representando o Fórum Brasileiro de ecosol, os professores da rede de ITCPs Ana Mercedes Sarria Icaza e Carlos Eduardo Arns (Tche) auxiliaram nas atividades ao longo do dia. O encontro no primeiro dia teve como metodologia a construção de uma linha do tempo, para maior compreensão dos participantes da importância da preparação da V Plenária de ecosol que acontecerá no mês de dezembro do presente ano.

No dia 10, foi apresentada uma síntese das avaliações do Brasil local realizadas nos três estados do sul. Presidente da AVESOL, Irmão Miguel Orlandi, iniciou esse momento motivando e saudando aos presentes. Após os articuladores Mateus de Marco(RS) e Rodrigo Souza(PR) apresentaram a síntese de resultados da execução do projeto. Após os demais projetos da SENAES\MTE executados na região sul também apresentaram os resultados de suas ações. Finalizou se o dia com um grande debate onde foi possível identificar os principais pontos em comum e o que é especifico da realidade dos projetos em cada estado.

No dia 11, houve uma roda de conversa com a SESAMPE – Secretaria da Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequena Empresa, presença do Departamento de Economia Solidária. Os representantes do governo de Santa Catarina e Paraná devido a outras agendas não puderam se fazer presente. O diálogo teve como principal tema “O cenário atual e as estratégias da política pública para a Economia Solidária”. A tarde, finalizando o Seminário os participantes foram divididos em dois grupos: entidades de apoio e fomento e Empreendimentos de Economia Solidária. A proposta da dinâmica era que os grupos levantassem proposições para a política pública de economia solidária.

Desses três dias de intensas atividades e reflexão referentes à Economia Popular Solidaria, uma economia multidimensional a qual envolve a dimensão social, econômica, política, ecológica e cultural tendo como perspectiva a construção de um ambiente socialmente justo e sustentável, o grupo elaborou duas cartas, uma referente ao balanço da IV Plenária e propostas para a V Plenária e outra carta sobre as avaliações dos projetos governamentais, as duas cartas de caráter propositivo, tanto para o movimento de economia solidária como para os governos que executam ou irão executar projetos e politicas para a ecosol.

Por Mateus de Marco e Carolina Carlet – Integrantes da Equipe Brasil Local Região Sul.



Cartas Encontro Regional. Faça o Download:
 



                     
                     http://www.4shared.com/office/6vRDm3yD/Carta_Encontro_Regional_-_Regi.html 

0 commentário:

Postar um comentário

Comentários com expressões ofensivas serão excluídos.

YouTube

YouTube
Assitir vídeos da AVESOL no canal de YouTube

Arte Por Toda Parte

Arte Por Toda Parte
Conheça um pouco do projeto Arte Por Toda Parte

Notícias arquivadas

Tecnologia do Blogger.

Como Chegar

Principais Contatos

51 3221 2318

[email protected]

Seguidores