A AVESOL juntamente com 42 representantes dos grupos de Economia Popular e Solidária assessorados pela entidade participou da 31ª Feira Internacional do Cooperativismo – FEICOOP, foi um momento de vivência que serviu para reafirmar nosso compromisso com um projeto de sociedade que tenha como centro a Economia Popular e Solidária. Os grupos de ECOSOL representam o trabalho coletivo e a resistência cotidiana de quem acredita que é possível transformar a realidade com solidariedade e cooperação.
Em meio a um cenário de tantas desigualdades e retrocessos, reafirmamos na FEICOOP que a Economia Popular Solidária é um caminho real e possível para gerar renda, promover sustentabilidade e garantir dignidade sem explorar o outro nem agredir o meio ambiente. Durante o evento, os grupos participaram de formações, trocas de experiências e debates.Nós, da AVESOL, também estivemos entre as entidades articuladoras da Conferência Municipal Livre de Direitos Humanos de Santa Maria, também estivemos presentes na formação do Fórum Gaúcho de Economia Popular e Solidária. Esses espaços reafirmam nosso compromisso social e pedagógico como organização comprometida com a autogestão, os direitos humanos e a construção de uma sociedade mais justa e fraterna.
A FEICOOP, como bem nos ensinou a Irmã. Lourdes, "é um espaço ensinante e aprendente” de integração e intercâmbio cultural. A Rede Ideia voltou de Santa Maria fortalecida, com novas parcerias, aprendizados e, sobretudo, com o sentimento de pertencimento a uma grande rede de solidariedade que atravessa o Rio Grande e o Brasil.
Em tempos de crises e incertezas, nossa caminhada na AVESOL simboliza o poder do trabalho coletivo e o protagonismo popular na construção de políticas públicas que defendam o direito ao trabalho digno, à sustentabilidade e à vida. Seguimos acreditando que a Economia Popular Solidária não é apenas uma alternativa é um projeto de esperança e transformação social.
0 commentário:
Postar um comentário
Comentários com expressões ofensivas serão excluídos.